IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 92 | 02/02/2017 a 03/03/2017

Em dia com o Mercado

Conheça a trajetória profissional do advogado ambiental, Denes Lott, ex-aluno do Pós-MBA em Consultoria e Mudança Organizacional.

Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Sou advogado graduado na UFMG em dezembro de 1989. Comecei minha carreira na área sindical, como advogado trabalhista.  Atuei também em escritório próprio.  Em 1995, ingressei na Vale, com atuação no departamento jurídico da empresa no contencioso cível, trabalhista e administrativo. A partir do ano 2000, passei a trabalhar quase que exclusivamente  em assuntos das áreas ambiental e minerária, matérias com as quais possuo uma identificação maior.

Em 2007, também dentro da Vale, fui trabalhar para a gerência de meio ambiente,  onde encontrei maior espaço para desenvolver outras  e novas habilidades profissionais para além da advocacia e do Direito. Passei a me interessar  e atuar em  questões envolvendo política ambiental, normas técnicas, licenciamento, espeleologia, arqueologia e fechamento de mina, o que ampliou meus horizontes.

Com patrocínio da empresa cursei e concluí mestrado profissional na UFOP em 2010. No ano seguinte, defendi minha dissertação, em que correlaciono o Fechamento de Mina com o uso da Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM),  trabalho que se tornou um livro publicado em 2014,  com segunda edição prevista para ser publicada este ano.

Represento a Vale e algumas entidades do setor mineral em alguns fóruns e conselhos que deliberam sobre questões ambientais, recursos hídricos e minerárias. Atualmente presido o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, função em que busco integrar o meu papel profissional com uma atuação política, buscando  a convivência e o diálogo com setores diferentes do meu em favor da revitalização e preservação do meio ambiente.

-  Como o investimento no curso de Pós-MBA em Consultoria e Mudança Organizacional

O curso de Pós-MBA  em Consultoria e Mudança Organizacional me proporcionou angariar novas habilidades pessoais em construção de trabalhos em equipe e relacionamento interpessoal. Proporcionou  uma visão de mundo mais ampliada e uma compreensão mais apurada dos processos de mudança vivenciados nas organizações, o que ajuda, e muito, na minha atuação profissional na empresa e nos fóruns e colegiados em que tenho atuação.

- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

 A perspectiva de crescimento é sempre presente e se tornou mais palpável e concreta após este curso. Meu plano profissional é me manter  e crescer profissionalmente na Vale, empresa em que tenho orgulho de trabalhar.

- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Penso que o profissional que quer se manter e evoluir no mercado de trabalho precisa buscar sempre seu aprimoramento. É necessário estar atento às evoluções tecnológicas de forma a estar continuamente apto para o uso das novas ferramentas que vão surgindo. Nos últimos tempos as novidades têm sido constantes,  buscar adaptação significa angariar conhecimento de forma continuada.

A matéria principal da edição de fevereiro é sobre planejamento, tanto pessoal quanto profissional. Você tem o costume de começar o ano se planejando? Você faz planejamentos no seu dia a dia?
Embora as realidades que se descortinam a toda hora possam gerar alterações é necessário que um plano de vida e trabalho seja construído de forma a se conferir sentido a qualquer atuação profissional. Diante das mudanças, é necessário haver espaço para a flexibilidade deste planejamento, o que não pode prejudicar os propósitos de vida pessoal.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824