IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 98 | 02/09/2017 a 02/10/2017

Destaque

Apresentação impecável

Você sabe se apresentar? Não estou falando apenas de falar bem em público ou produzir uma apresentação sensacional para mostrar para o chefe. Você é um profissional que sabe se apresentar para seus colegas de trabalho, para seus clientes, para seus fornecedores e até mesmo para as pessoas que chegam para pedir uma simples informação? O que vamos discutir aqui hoje é a habilidade fundamental que qualquer profissional deve ter para se apresentar para todos os tipos de público, seja no ambiente online ou off-line.
 
Para conversar sobre esse assunto, convidamos o professor da PUC Minas e coordenador do curso de Oratória Profissional, Márcio Barros. “O poder de comunicação pessoal, a habilidade para falar em público, é uma competência que não pode ser desenvolvida pela tecnologia. Oratória é uma ferramenta imprescindível para trabalhar em qualquer empresa e se relacionar com as pessoas”, pontua.
 
O professor Barros destaca que para ter uma boa apresentação é preciso ser coerente com o que fala. “ O primeiro passo é acreditar na mensagem que está passando. Assim como a comunicação verbal, a comunicação não verbal também é importante. É necessário investir na voz e na postura corporal. O discurso tem que ser inovador, sempre pautado por novos conhecimentos, deve ser dinâmico e ao mesmo tempo claro”.


Confira algumas dicas para ajudar o profissional a se apresentar melhor ao publico que deseja:

> Autoconfiança: acreditar que é capaz de falar em público. Por meio de treinamentos você se torna autoconfiante. 

> Administração do tempo: você precisa respeitar o tempo que foi dado para fazer a sua palestra. As pessoas não estão aceitando quem não consegue terminar a sua palestra no tempo certo. 

> Interagir com a plateia: contar histórias, cantar ou colocar músicas e fazer perguntas. 

>  Comunicação não verbal: tenha uma voz profissional. Soltar o corpo. Tenha coerência entre o que você está falando e os seus gestos. 

>  Conhecer o público em primeiro lugar para desenvolver o conteúdo: procure entender, estudar a sua plateia com antecedência. Seu discurso deve estar sintonizado com o contexto do evento. 

>  Ter um conteúdo atual e atraente: faça pesquisas e apresente informações importantes. Desenvolva um método inovador para apresentar suas ideias: cores, gráficos e ilustrações.  

Confira vídeos sobre o tema:

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Se interessou pelo tema, o curso de Oratória Profissional do professor Márcio Barros está com inscrições abertas. Confira.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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