IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 79 | 02/09/2015 a 02/10/2015

Acontece na PUC

São Gabriel: VII Semana de Ciência, Arte e Política - Até 5/9

Refletir sobre as novas alternativas e formas de resistir e reexistir diante da crise socioambiental, política e econômica no Brasil e no mundo é a proposta da VII Semana de Ciência, Arte e Política, que a Unidade São Gabriel realizará de 31 de agosto a 5 de setembro. O tema Mundo por Vir será discutido em conferências, mesas-redondas, atividades culturais, oficinas destinadas a alunos e à comunidade local. As discussões pretendem dar oportunidade de compreender a complexidade do cenário atual e conhecer as práticas de criação de novas possibilidades de vida. A programação está disponível pela internet, no www.pucminas.br/scap

A conferência de abertura, intitulada O Deslocamento Forçado no Mundo Contemporâneo: um desafio global com repercussões locais, será proferida pelo jornalista Luiz Fernando Godinho, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados no Brasil. O conferencista apresentará as estatísticas mais recentes sobre o deslocamento forçado no mundo e discutirá o impacto deste fenômeno na sociedade contemporânea.

Apesar de ter como objetivo principal a formação geral do aluno, há várias atividades destinadas ao público externo e à comunidade local. No dia 29 de agosto, a partir das 9h, a comunidade do bairro é convidada a participar através do cortejo de maracatu, que atravessa as ruas. As oficinas da Scap Lá e Cá contemplam várias áreas do saber e são destinadas a alunos das escolas da região e outros públicos. Há oficinas de capacitação em educação ambiental, criação de personagens 3D, economia doméstica, dança do ventre, redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entre outras.

Na programação cultural, serão várias apresentações de artistas do Centro Mineiro de Cultura, o antigo Curral do Samba. O espaço é reconhecido como o berço do samba na capital mineira.

Sobre a Scap

O envolvimento de ensino, pesquisa, extensão e da Pastoral PUC Minas na construção e realização das atividades garante o caráter interdisciplinar ao evento. As políticas das diversidades, o resgate de comunidades e culturas à margem das hegemonias, a descentralização do poder e a abertura a diversos grupos em busca de novas propostas são constante foco de problematização nas três últimas edições do evento.

Outras informações: (31) 3439-5298.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824