IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 94 | 03/04/2017 a 03/05/2017

Em dia com o Mercado

Conheça a trajetória da publicitária e design, Andrea Miranda, ex-aluna do curso de Processos Criativos em Palavra e Imagem e fundadora da marca UNE. design

Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.
Formei no final de 2009 nos cursos de Design Gráfico, na UEMG, e de Publicidade, na UFMG. Durante a faculdade, fiz estágios em alguns escritórios de Belo Horizonte, como a Designlândia e sabia que queria trabalhar na área de criação. No início de 2010, mudei para São Paulo para fazer o Curso Abril de Jornalismo e lá fiquei por quase 4 anos. Nesse período trabalhei em revistas como Playboy, Harpers Bazaar, Gloss e Época e me especializei na área editorial. Foram anos de muito trabalho e aprendizado, onde pude aperfeiçoar meus conhecimentos e aprimorar meus processos de design. Em 2014, voltei a morar em Belo Horizonte após passar alguns meses morando em San Francisco, nos EUA. Atualmente, continuo trabalhando como designer gráfica freelancer e tenho minha marca de design de produto autoral, a UNE.design onde crio, principalmente, produtos para decoração inspirados em viagens.

Como o investimento no curso de pós-graduação em Processos Criativos em Palavra e Imagem contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

Sempre gostei de estudar e tentar entender o que mais me instiga, que é o processo criativo e como ele se dá em diferentes situações e áreas do conhecimento. Quando voltei a morar em BH pensei que era a hora de fazer a pós em Processos Criativos em Palavra e Imagem, que já tinha ouvido falar. Para mim a pós seria uma ótima oportunidade de me reconectar com a cidade e com as pessoas daqui. Além disso, poderia ser o lugar ideal para desenvolver alguns projetos pessoais que estavam na gaveta. Porém, foi muito mais que isso! O percurso todo foi muito interessante e para concluir esse ciclo de auto-conhecimento e descobertas, no TCC eu desenvolvi o que hoje é a coleção de produtos lançada pela minha empresa (que eu ainda nem sonhava que existiria poucos meses depois). Ou seja, o conhecimento teórico da pós sobre coleções, transcriação e inúmeras outras referências foram aplicados na criação desses produtos inspirados no período que morei na Califórnia e no Havaí, que depois foram aperfeiçoados e produzidos para comercialização com a criação da UNE. Atualmente, estou criando a segunda coleção inspirada em uma imersão feita na comunidade quilombola de Ivaporunduva, no interior de São Paulo.


Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

Eu espero dedicar ainda mais à minha empresa e vê-la crescer e se expandir.

Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

A dica que eu posso dar é para as pessoas se dedicarem ao máximo aos seus projetos, porque o reconhecimento vem como consequência natural. É preciso ter muito empenho em fazer sempre o melhor em qualquer profissão. Além disso, é imprescindível saber ouvir, em todos os momentos da carreira.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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