IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 100 | 01/11/2017 a 01/12/2017

Fala, Professor!

Você merece um final de ano verdadeiramente feliz

Conhecemos bem o roteiro: começamos o ano animados com novos projetos. Planos feitos no Réveillon são colocados em prática e tudo parece funcionar conforme o script. De repente, julho bate à porta e, com ele, o segundo semestre assusta. A sensação de que o ano está chegando ao fim causa certa ansiedade. Ainda dá tempo?
Um dos segredos – que nem é tão segredo assim – reside na nossa capacidade de nos mantermos focados e tranquilos para cumprir metas e objetivos, sejam eles no campo pessoal ou no profissional. Pensando nisso, selecionamos alguns documentários que são verdadeiros elixires para o cérebro (e para a alma). Neles, descobertas recentes da ciência nos ajudam a lidar com a rotina, com o estresse e com as atribulações diárias. Com prazer, tranquilidade e harmonia.

Nossa dica é: escolha um deles, esqueça a agenda, acomode-se em seu lugar favorito da casa e dê play. Garantimos que você não terá a sensação, tão comum nos dias de hoje, de tempo perdido.

Free the Mind
(Direção: Phie Ambo. 2012)
O neurocientista, pesquisador e professor Richard Davidson estuda como a yoga e a meditação amenizam o sofrimento de uma criança ansiosa e de dois veteranos de guerra com estresse pós-traumático. Davidson faz uso das técnicas de mindfulness (que, em tradução livre, significa atenção plena), caraterizada por uma série de exercícios de meditação sem cunho religioso para trazer o bem-estar  de quem a pratica. O documentário está disponível no Netflix.

Happy
(Direção: Roko Belic. 2011)
Se alguma vez você já se perguntou se é feliz, assista a Happy. O documentário parte desta simples pergunta para entrevistar pessoas de diversos países, condições socioeconômicas e distintas realidades o que as torna felizes. Há dados interessantes e histórias inspiradoras, capazes de nos fazer acreditar mais na vida – e minimizar nossas preocupações rotineiras.   

The Altruism Revolution
(Direção: Thierry de Lestrade,Sylvie Gilman. 2015
E se alguém te contasse – e provasse – que o ser humano é mais propenso ao altruísmo e à cooperação do que ao egoísmo, você acreditaria? Antes de responder, assista a este documentário. Importante destacar a participação decisiva de Richard Davidson, o personagem principal da primeira indicação desta lista.

From Business to Being
(Direção: Julian Wildgruber e Hanna Henigin. 2017)
Os diretores conversaram com médicos e profissionais de diferentes países, como Alemanha, Estados Unidos, Áustria e Suíça para apresentar formas de combater a depressão e o esgotamento no mundo atual. Enquanto os especialistas falam sobre os estudos realizados, os profissionais entrevistados – em sua maioria diretores e gerentes de grandes empresas – confessam as dificuldades de viver em meio a tanta pressão.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824