IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 84 | 02/04/2016 a 03/05/2016

Em dia com o Mercado

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Comecei minha trajetória no terceiro período da faculdade de Jornalismo, quando consegui meu primeiro estágio na própria PUC, na Assessoria de Comunicação. Logo depois fui selecionada em um programa da Comunicação Corporativa da Fiat, fiquei lá durante 3 anos, a função era hostess e nós não tínhamos nenhuma participação nas decisões estratégicas, mas contato com o público é algo que todo mundo deveria experimentar e tirei muitas lições dessa fase.

Quando me formei fiz um intercâmbio curto, outra coisa que aconselharia para todos. Acho uma ótima oportunidade para quebrar preconceitos e expandir a mente. Quando voltei não tive facilidade de entrar no mercado. Mandei muitos currículos, acionei todos os contatos. Não tinha vergonha de ligar e pedir emprego. Cheguei a trabalhar com a mãe de uma prima em um escritório de Contabilidade. A primeira coisa que acabou aparecendo depois de alguns meses foi uma vaga como telemarketing bilíngue. Estava sem trabalhar e não pensei duas vezes. A experiência foi divertidíssima, fiquei 5 meses na função. Tínhamos que vender planos telefônicos para pessoas na Itália. Outra experiência de contato com o público.

Somente oito meses depois que tinha retornado de viagem consegui meu primeiro emprego na área. Eu recorri a uma empresa de RH especializada que uma amiga havia indicado. Aí apareceu uma entrevista em uma empresa pequena que comercializava e co-desenvolvia softwares de computadores. Lá era assistente de comunicação e diretoria. Foram meus primeiros passos sozinha.

Nesta empresa conheci uma sócia de empresa de RH, que acabou me convidando para uma entrevista para assistente de MKT na Ingleza, uma empresa de atuação nacional no ramo de produtos de limpeza. A seleção foi longa, mas acabei ficando com a vaga, fiquei três anos lá. Com um ano fui promovida a analista e conheci de fato um setor de MKT e como a Comunicação poderia ser desenvolvida dentro de um propósito bem mais amplo. Na própria Ingleza também conheci os donos da Feeling, a agência de Publicidade que nos atendia. Quando apareceu uma vaga para gerente de contas (atendimento publicitário) pedi a oportunidade, aí acho que já estava viciada em vivenciar as diversas possibilidades da Comunicação, rs. Fiquei na Feeling quase dois anos e meio. Foi um crescimento incrível, nunca estive tão perto das tendências, das novidades de todos os lados, o ritmo de uma agência é frenético, todos os setores precisam conversar para a coisa dar certo, atendi mais de dez clientes. Fiquei apaixonada e não sairia de lá tão cedo, não fosse a oportunidade de Gestão de MKT que recebi da Granvilla, uma empresa especializada na comercialização de acabamentos para casa. (emprego atual)
 
- Como o investimento no curso de pós-graduação em Gestão de Marketing contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?


Eu não fiz minha pós logo que formei, queria que fosse algo significativo mesmo, não queria só um título. Quando fui trabalhar com MKT, principalmente quando fui promovida, percebi que precisava de conhecimento acadêmico e suporte teórico para desenvolver melhor minha função. Eu já vivenciava tudo na prática, mas queria saber de onde as pessoas tiravam as decisões, eu precisava entender a estratégia e não somente executá-la. Pesquisei muitos cursos e instituições. Como tinha formado na PUC, sabia que o IEC seria uma ótima opção, além disso, gostei muito da grade de Gestão do curso.
A pós foi importantíssima. Foi absolutamente complementar a tudo que eu desenvolvia, preencheu várias lacunas de conhecimento e me instigou a pesquisar mais.

O meu Trabalho de Conclusão de Curso foi um estudo de caso que fiz para a Granvilla. Eu já conhecia os donos há muitos anos, mas apenas socialmente, eles não me conheciam profissionalmente. Desenvolver esse projeto nos deixou próximos e eles puderam conhecer esse lado profissional. Foi assim que me convidaram para o cargo de gestão.

Hoje com a nova oportunidade de ser gestora de Marketing já estruturei a implementação toda nos conhecimentos que adquiri na pós, claro que isso aliado à minha experiência prática na área.
 
- Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?


É a primeira vez que assumo um cargo de liderança, preciso de mais tempo para vivenciar essa experiência, mas a primeira impressão tem sido ótima. É um cargo cheio de responsabilidade, mas ao mesmo tempo é uma oportunidade enorme de desenvolvimento. Colocar em prática o que sempre vivenciei e os conhecimentos que adquiri na faculdade e na pós.
Os planos são todos no sentido de me consolidar, me transformar em uma líder de verdade, ver o negócio se desenvolver pelo bom trabalho de planejamento e espero, sobretudo, sempre poder trabalhar em lugares que compartilham meus valores, minha visão de mundo.
 
- Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

Eu acho que minha principal dica é que antes de ser um bom profissional você precisa se esforçar para ser uma boa pessoa. Quando você tem valores legais para a sociedade acaba levando isso com você para onde quer que vá. O que você desenvolve em uma empresa é um reflexo do que você é para o mundo. Se você é de fato uma pessoa que pratica a sustentabilidade no dia a dia, por exemplo, não vai ser difícil carregar esse valor para a empresa. Claro, que a empresa onde você está precisa compactuar com o que você acredita. Quando tem verdade no que você faz, os resultados vêm.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

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