IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 95 | 02/05/2017 a 02/06/2017

Em dia com o Mercado

Sempre procurando novos desafios

- Conte um pouco da sua trajetória profissional, fazendo um breve histórico da sua carreira e da sua atuação no mercado de trabalho.

Sou Engenheiro Civil e Pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela PUC Minas. Nos últimos cinco anos, venho trabalhando em construtoras em empreendimentos residenciais e comerciais. Minha área de atuação sempre foi dentro do canteiro de obra, acompanhando execução de atividades, planejando atividades futuras, contratando mão de obra e empreiteiros, solicitando materiais, solicitando Habite-se junto a Prefeitura de Belo Horizonte e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Entregar as chaves para o cliente é muito satisfatório. Sempre atento as principais restrições de custo, prazo, escopo e qualidade. Todo esse trabalho é desenvolvido com auxílio de um software de gerenciamento de projetos e apoio de outras pessoas da Construtora, como diretores e pessoal de escritório.
Hoje venho colaborando também como voluntário do Project Management Institute (PMI) como Coordenador de Projetos de Eventos junto à Diretoria de Programas e como voluntário na Equipe de Cobertura de Eventos junto à Diretoria de Comunicação.

 - Como o investimento no curso de pós-graduação em Gerenciamento de Projetos contribuiu na sua carreira profissional? Como você utiliza os conhecimentos dessa área?

A Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos foi a base para que eu conseguisse a certificação Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI). Todos os professores trabalham na área de gerenciamento de projetos o que proporciona aos alunos uma base de conhecimento sólida. Esses conhecimentos adquiridos facilitam todo o planejamento e a implementação das boas práticas do guia Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK). Essas boas práticas aplicadas à construção civil tem como resultado empreendimentos bem planejados, com ótimo padrão de qualidade, dentro do custo (ou até abaixo do custo), dentro do prazo (ou até antes do prazo) e dentro do escopo, além de abordar outras seis áreas de conhecimentos que também são importantes o gerente de projeto acompanhar (integração, recursos humanos, partes interessadas, riscos, aquisições e comunicação), acabando com a mística de que obra sempre atrasa, estoura custos e não atendem a qualidade esperada pelo cliente.


 - Quais são os seus planos profissionais daqui para frente?

O nosso país ainda está atravessando um momento conturbado na política e na economia. Esse cenário afetou fortemente a construção civil. No momento, estou à procura de novos desafios dentro deste setor que é a minha paixão. Hoje me considero apto a exercer a função de Engenheiro Civil de Obras, com um grande diferencial que é o conhecimento e a certificação em gerenciamento de projetos ou na função e Engenheiro de Planejamento. A Empresa que me contratar terá um profissional de alta capacidade de planejar e controlar as suas obras, tendo como retorno a satisfação de seus clientes e acionistas.


 - Você poderia dar dicas para profissionais que, assim como você, querem se destacar no mercado de trabalho?

A dica principal é estudar e sempre se atualizar, pois o mercado está cada vez mais dinâmico exigindo profissionais altamente capacitados e flexíveis à mudança. Vou citar aqui as 10 competências e habilidades que serão necessárias em 2020 divulgado pelo World Economic Forum: Solução de Problemas Complexos, Pensamento Crítico, Criatividade, Gestão de Pessoas, Empatia com os Outros, Inteligência Emocional, Bom Senso e Tomada de Decisão, Orientação para Serviços, Negociação, Flexibilidade Cognitiva. É uma boa dica para começarmos a evoluir.

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824