IEC | Pós-graduação lato sensu PUC Minas

número 95 | 02/05/2017 a 02/06/2017

Acontece em BH

10.05 - Quartas Italianas na Casa FIAT de Cultura

Luciano Sepulveda, professor da Fundação Torino e especialista em História da Arte, apresenta em sua palestra um panorama sobre o movimento futurista e suas expressões na arte e na política

O movimento cultural e artístico iniciado na Itália em 1909 será o próximo tema das "Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura", no dia 10 de maio, às 19h30. O professor de História da Arte da Escola Internacional Fundação Torino, Luciano Sepulveda, vai mostrar como o Futurismo transformou a realidade italiana à época e colocou o país novamente na vanguarda artística europeia. A palestra “Futurismo: um encontro entre arte, tecnologia, ciência, e política” será em português e terá entrada gratuita, sujeita a lotação do espaço (250 lugares).

O Manifesto Futurista, escrito pelo poeta Filippo Tommaso Marinetti no início do século XX, foi o primeiro grande desdobramento do movimento na Itália. O Futurismo propôs uma revolução cultural e artística com perspectivas internacionais, em consonância com a modernidade científica e tecnológica, dialogando com as grandes ideologias políticas da época. A partir de então, o manifesto se espalhou por toda a Europa, envolvendo todas as expressões artística: as artes visuais, a arquitetura, a música, a literatura, o cinema, a moda. Sendo assim, nesta edição das “Quartas Italianas”, o professor Luciano Sepulveda vai abordar o movimento futurista por meio de suas duas maiores expressões: artística e política, que apesar de bastante conectadas por alguns princípios comuns são também contraditórias.

Luciano Sepulveda vai iniciar a palestra passando por Marinetti e o Manifesto Futurista, os artistas e pensadores que rapidamente aderiram ao movimento e sua dimensão estética. Abordará, também, a convergência e identificação entre o Futurismo e o Fascismo e Marxismo-Leninismo que, apesar de incoerente, reflete o complexo e contraditório momento histórico europeu e italiano da primeira metade do século XX, envolvendo duas Guerras Mundiais. O professor finalizará a conferência falando sobre os artistas Umberto Boccioni, Giacomo Balla, Fortunato Depero, e como cada um deles aplicou, em sua própria arte, os princípios do Futurismo.

Esta é a quinta edição do programa “Quartas Italianas na Casa Fiat de Cultura” que, desde 2015, apresenta palestras gratuitas de experts em arte, história, música e literatura italiana. O programa é uma parceria da Casa Fiat de Cultura, da Fundação Torino e do Consulado Italiano em Belo Horizonte, e uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Casa Fiat de Cultura, com o apoio do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Banco Fidis, Fiat Finanças, CNH Industrial, New Holland, Banco Safra, Circuito Liberdade, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), Governo de Minas e Governo Federal.

Luciano Sepulveda
Luciano Sepulveda é professor de História da Arte da Escola Internacional Fundação Torino. É Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Técnicas Pictóricas e História da Arte pelo Instituto Statale d'Arte di Firenze, na Itália.

Casa Fiat de Cultura
Há 10 anos, a Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural mineiro, ao apresentar, em Belo Horizonte, mais de 20 importantes exposições, de renomados artistas brasileiros e internacionais. A grande arte de Caravaggio, Chagall, De Chirico, Rodin, Tarsila do Amaral e outros pôde ser apreciada e discutida de forma gratuita ao longo dos anos, por todos os públicos, de todas as idades e classes sociais. Sempre com mostras inéditas, a instituição desenvolve um Programa Educativo que é peça fundamental nesse trabalho de valorização e de ampliação do conhecimento proporcionado a seu público. Para cada exposição, são idealizados conceitos e temáticas a serem trabalhados em atividades educativas, em um modelo de Ateliê Aberto, que proporciona aos visitantes um espaço de experimentação livre e de participação nos processos do fazer criativo. Cerca de 1,8 milhão de pessoas já visitaram a Casa Fiat de Cultura e mais de 300 mil pessoas participaram das atividades educativas. Para cada público, uma abordagem especial é adotada, com o intuito de encantar e transformar, de maneira positiva, o imaginário de cada visitante. É com esse espírito de envolvimento e inclusão que a Casa Fiat de Cultura tornou-se referência no Brasil, por meio da arte e da cultura, ao proporcionar experiências memoráveis ao público.

Fundação Torino
A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, dentre outros.


Serviço:
Quartas italianas na Casa Fiat de Cultura
“Futurismo: um encontro entre arte, tecnologia, ciência, e política”
 10 de maio, às 19h30.
Palestrante: Luciano Sepulveda
Professor de História da Arte da Escola Internacional Fundação Torino

Palestra em português

Entrada Gratuita

Espaço Multiuso da Casa Fiat de Cultura
Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG
4º andar
Espaço sujeito à lotação (250 lugares)
Horário de funcionamento: Terça a sexta-feira, das 10h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Informações
(31) 3289-8900
www.casafiatdecultura.com.br
casafiat@casafiat.com.br
facebook.com.br/casafiatdecultura
Instagram: @casafiatdecultura
www.circuitoculturalliberdade.com.br

Boletim produzido pela Assessoria de Comunicação da Diretoria de Educação Continuada da PUC Minas

imprensaiec@pucminas.br | (31) 3131-2824